quarta-feira, 2 de junho de 2010

E-Fólio C





1. Projecto: Integração de Jovens Adultos na vida Profissional Programa:

- Formação em tecnologias e inovação (TI) através de competências sociais e profissionais.
Objectivo: - Promoção da integração e qualificação de jovens adultos para o mercado de trabalho.
- Preencher a falta de mão-de-obra qualificada.
- Promover a empregabilidade pela via da formação profissional.
-Promover a integração educativa, social e cultural dos jovens adultos.
Destinatários: Para públicos desfavorecidos e minorias étnicas em risco de exclusão e populações com falta de sucesso escolar.
Fundamentação - Organizar o processo de integração profissional dos jovens adultos, aplicando uma metodologia de formação individual/grupo tendo em conta as suas características e competências.
- Procurar preparar os jovens adultos, para o mundo do trabalho e aprenderem a lidar com os outros e saber estar em sociedade.
-Prevenir situações de exclusão social.
- Ajudar a procurar um sentido na vida.
- Desenvolver relações interpessoais e de grupo
- Promover a autonomia e saber relacionar-se com os outros.
Implementar estratégias que visam o desenvolvimento de competências á integração profissional: saber-ser, saber-estar e saber-fazer.
-Promover a construção de identidade pessoal.
-Estimular o espírito crítico e a criatividade a partir da tolerância, respeito.
Características:
_ Nesta fase o jovem adulto assume novos papéis sociais: entrada no mundo do trabalho e da relação com os outros e com o mundo. Desenvolve o seu auto-conceito ( auto-imagem + auto -estima) e adquire novos estatutos num emprego, numa família, num grupo e adquire uma outra compreensão se si próprio, pelo modo em como vê e do modo como os outros o vêem.
Necessidades:
- Criar de criar mecanismos de cooperação às experiências de aprendizagem e interesses dos aprendentes.
- Aplicar diferentes estratégias de resolução de conflitos.
- Consciencializar para o trabalho de grupo como produto da interacção de todos os elementos e compreender o grupo como mecanismo para a resolução de problemas e execução de tarefas.


3. Apresentação - A arte de saber envelhecer





http://www.slideshare.net/blokinhas/a-arte-de-saber-envelhecer


Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano











Bibliografia:
MORGADO, Lina e COSTA, Angelina “ Ciclo de Desenvolvimento Idade Adulta e Velhice”” Psicologia do desenvolvimento, Universidade Aberta, 2009
TAVARES et.al.(2007) “ Psicologia do Desenvolvimento e a Aprendizagem” Porto Editora.