sexta-feira, 30 de abril de 2010

E-Fólio B

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
FICHA DE LEITURA
Autor da Ficha: Isabel Bernardes
Aluna nº 800100 - T6
Data: 29/04/2010
Autor: Margarida Gaspar de Matos (2008)
Título:”A saúde do adolescente: O que se sabe e quais são os novos desafios”. Análise Psicológica (2008), 2 (XXVI): 251-263
Fonte: http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/asp/v26n2/vn26n2a07.pdf/
[acedido em 22.04.2010]

A autora neste artigo analisa de forma contextualizada, o desenvolvimento cognitivo e o comportamento social na fase da adolescência, que ocorre entre a infância e a idade adulta. È na adolescência, que ocorre diversas transformações estruturais, quer a níveis físicas, quer a níveis psicológicas. Estas mudanças são fundamentais para o desenvolvimento e vão influenciar a estrutura cognitiva, emocional, e social do adolescente. As novas tecnologias são fonte de comunicação, socialização e entretenimento sendo, a internet a preferida dos adolescentes. O mundo virtual, veio mudar modos de socialização dos adolescentes, sendo um espaço propício a situações de abuso social e riscos de saúde física e mental. O desafio passa pela capacidade de a família, a escola e sociedade organizarem programas de saúde para os jovens, promovendo actividades que envolvam a participação activa de adolescentes, no seu percurso para uma autonomia responsável, na decisão e resolução de problemas.

Desenvolvimento intelectual
Nesta fase de desenvolvimento, o adolescente adquire novas capacidades e novas formas cognitivas de aprender a lidar com os desafios do meio ambiente que integra. Estes desafios, são cada vez mais complexos, tanto a nível social, moral, sexual, político e económico. Segundo Piaget (1976): pp70 [o adolescente nesta fase, adquire um conjunto de novas formas cognitivas de reflexão mental, através do seu próprio pensamento (metacognição) mais complexo, abstracto e flexível, distinto do pensamento infantil]. O adolescente nesta etapa procura, construir a sua identidade como um ser independente e autónomo. Toma consciência que é diferente do outro, que tem interesses, necessidades e capacidades diferentes e os outros passam a ter importância de determinação na sua vida, através de motivações e comportamentos, tornando-se mais participativo, reflexivo e mais simétrico nas suas relações.
Vários autores enfatizam [o desenvolvimento do adolescente provoca mudanças de relações entre si e os diversos contextos sociais que o rodeiam, estabelecendo desta forma, uma diversidade interpessoal, nomeadamente no campo da saúde, é preciso ter em conta os factores de risco e de protecção (Lerner, 1980; Frydenberg, 2008).

Bandura (1976,2001), [chama a atenção, destes modelos sociais, assim como o convívio com sucesso ou com fracasso irão influenciar o comportamento social do adolescente com os pares].
O adolescente nesta etapa, desenvolve competências sociais e comportamentos interpessoais criando um sentimento de pertença a um grupo de referência, que é primordial para a sua saúde psicológica e emocional. [Alguns autores salientam que dificuldades de relacionamento interpessoal no adolescente, pode ocasionar problemas comportamentais agressivos ou de isolamento e ainda pode optar por comportamentos arriscados de saúde, como o consumo de substâncias, sedentarismo, distúrbios alimentares e comportamentos sexuais de risco. (Lerner, 1998; Matos, 2005; Simões. 2007; Frydenberg,( 2008) ].

O Grupo de Pares
A construção de relações de amizade com os pares, são fundamentais no processo de socialização no adolescente. [Uma boa relação com os pares, está geralmente associada a uma boa adaptação social e escolar e a um sentimento de satisfação pessoal (Oliveira, 1999; Matos & Gaspar, 2008)].
A família é um contexto fundamental para o desenvolvimento do adolescente, que neste período confronta-se com o processo de obtenção de autonomia e independência emocional dos pais, e passa a estabelecer relações interpessoais, sendo com os pares mais íntimos. O grupo, assume um papel importante no desenvolvimento psicossocial do adolescente. O grupo tanto pode influenciar comportamentos sociais responsáveis, como pode influenciar para comportamentos de risco. Nomeadamente, o consumo excessivo de álcool e de drogas, práticas de violência, problemas na escola e comportamentos sexuais de risco. [As relações com maior companheirismo são aquelas que exercem maior influência nos comportamentos dos adolescentes (Hartup, 2005).]

A música espaço de partilha e identificação dos adolescentes
Os grupos de pares exercem, um papel importante na construção da identidade e autonomia dos adolescentes. [Por norma são identificados pelo uso de uma determinado estilo de roupa e as actividades são partilhadas pelos mesmos gostos, o mesmo tipo música, de filme, e de desporto, sendo também a televisão, uma das actividades preferidas dos tempos livres (Matos et al., 2003; Matos, 2008; Caldwell & Darling, 2003).] A música ajuda a unir os elementos de um grupo de adolescentes, através de uma actividade ou de um objectivo comum. E, distinguem-se pelas suas ideias e comportamentos associados a certas etnias, culturas e a referências simbólicas de reconhecimento, como por exemplo, os jovens “punks”,” góticos”, ” rappers e metálicos, que procuram na música uma afirmação para a sua individualidade.


A socialização virtual dos adolescentes – Web
A internet veio alterar formas diferentes de socialização dos adolescentes. [Os jovens saem menos á noite, têm menos comportamentos de riscos ligados aos consumos e á violência, mas afastam-se emocionalmente e socialmente do mundo dos adultos, pais e professores (Matos, 2008a;2008;)]. Actualmente, a internet é o meio de comunicação preferida dos adolescentes. Uma grande percentagem de adolescentes afirma que já não sabe viver sem a internet, passando largas horas por dia em on-line. Os jogos e as redes sociais on-line, são o espaço preferidos dos adolescentes. A internet é um fenómeno complexo, pode ser um espaço lúdico e de entretenimento, de informação com fins educativos, e de comunicação com as pessoas de qualquer lugar do mundo. Como pode tornar-se num espaço de perigo e de riscos. Os adolescentes despendem muitas horas por dia, á conversa (My Space, Facebook) ou jogar on-line (MMOG,) podendo afastar os jovens da realidade, já que a realidade virtual cada vez mais, faz a parte do quotidiano dos jovens. Sobre esta matéria surgem opiniões contraditórias, os que defendem positivamente, (estimula a capacidade cognitivas e psico-sociais), e os que negativamente afirmam que os jovens podem afastar-se da realidade e abrir-se ao isolamento social. Outro factor negativo é fenómeno do cyber-bullying, são agressões psicológicas (difamação on-line) dirigidas a adolescentes por outros jovens, que produzem efeitos negativos imediato. Por detrás de uma ligação social á internet, é possível devido ao anonimato, qualquer pessoa passar por aquilo que não é na realidade.
Comentários pessoais:
A adolescência e todas as grandes transformações físicas e psicológicas devem ser compreendidas no contexto da sociedade em que vivem. Não se pode compreender os modos específicos de comportamentos dos adolescentes, de agir, de sentir, e pensar se não se estabelecer uma interacção de correspondência entre os jovens e os adultos e a sociedade. Os novos desafios passam pela capacidade de organizar estratégias de apoio para os pais, que atitude tomar face as tecnologias on-line (“fosso digital”), dinamizar programas de competências pessoais e sociais e novos estilos de vidas saudáveis dos adolescentes, orientando-os para uma autonomia responsável.
Referências Bibliográfica:
Tavares, José; Pereira, Anabela Sousa; Gomes, Ana Allen; Monteiro, Sara; Gomes, Alexandra “Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem” pp. 66-80. (2007) Porto Editora.
www.revistas.ulusofona.pt/index.php./rlment/article./view/969/798 [acedido em 26.04.2010]
www.fcsh.unt.pt/eukidsonline/docs/comunicaçaoCP-DC-juventude.pdf [acedido em 26.04.2010]
Endereço do meu voki : http://www.voki.com/php/viewmessage/?chsm=7db7df82e8720cb87c5edc54a91c0dd2&mId=456164