segunda-feira, 15 de março de 2010

" O que muda em nós ao longo da vida? "

A Psicologia do Desenvolvimento, tem como objectivo estudar a génese e a evolução dos processos psicológicos e mentais que decorrem no indivíduo de modo contínuo ao longo da vida. Isto é, todas as mudanças de comportamento que decorrem nas diferentes fases da sua evolução, que vai desde o seu nascimento até á morte.

A Psicologia do Desenvolvimento, estuda as mudanças tanto quantitativas e qualitativas, da infância á adolescência, da maturidade á velhice, do nascimento á morte. Como é que factores físicos, biológicos, cognitivos, afectivos, sociais e culturais podem influenciar os nossos comportamentos nas diferentes fases de crescimento e de desenvolvimento da nossa vida? Como é que estes factores podem interagir ao longo do nosso desenvolvimento?
Vários pensamentos, procuram explicar de modo diferente as mudanças no processo de desenvolvimento. Cada teoria desenvolve explicações próprias e salientam diferentes traduções do desenvolvimento, que por vezes, leva a diferentes concepções que entram em dicotomia, como a questão será " O desenvolvimento humano consequência de factores hereditários ou de factores adquiridos? " O desenvolvimento é um processo contínuo ou haverá rupturas que impliquem descontinuidade? " O que nos torna humanos? "

Estas e outras questões ao longo da história se tem questionado sobre a origem das caracteristicas dos seres humanos.

Para responder a estas questões, muitos investigadores decidiram-se por pólos extremos das diferentes concepçoes, a assim a dicotomia coloca-se da seguinte forma: O pólo do inato, que incluí o factor da hereditariedade e da natureza, ou seja o desenvolvimento humano é determinado pelas caracteristicas biológicas e corporais, portanto os defensores deste modelo, consideram que os nossos genes é a responsável pelo aquilo que somos e pelo modo como nos comportamos. isto é, para estes pensadores, as caracteristicas do ser humano são inatas, nascem connosco. Esta perspectiva defende a ideia que a maturação, é responsável por orientar o nosso crecimento tanto biológico como o do corpo, e o nosso desenvolvimento está determinado por programas genéticos. O pólo do adqurido, considera o meio e a educação como factores importantes no comportamento humano. Os defensores desta perspectiva enfatizam que são as nossas experiências sociais e culturais que determinam a nossa forma de ser. Tudo o que aprendemos e os ambientes que nos envolve são os factores responsáveis pelo nosso desenvolvimento.


Para alguns autores, como Piaget, tendem integrar elementos da dicotomia, pois para estes autores, tanto valorizam os factores maturativos, como os factores socioculturaia, e defendem que as caracteristicas do ser humano nem são inatistas nem empiristas. Piaget considera que no processo do desenvolvimento humano é a própria pessoa que desempenha o papel activo, e nesse processo, influenciam tanto os factores biológicos, como os factores ao meio, ás acções sobre o meio e a ligação social.

Pois, á medida que vamos crescendo, agindo e socializamo-nos, vamos mudando e vamos tornado no que somos, como por exemplo, o modo é como agimos, pensamos e sentimos.

Considerando que A Educação ao longo da história sempre esteve voltada para o desenvolvimento do ser humano com o objectivo de promover e acompanhar o processo de evolução do desenvolvimento do ser humano.

Por isso, é importante reconhecer a importância da educação no processo do desenvolvimento, pois tal como hoje o homem do mundo contemporâneo necessita de uma educação como um processo contínuo ao longo da vida, também o desenvolvimento humano é um processo contínuo que inicia quando se nasce e vai até á morte.


Bibliografia: MORGADO,Lina, COSTA, Angelina, " Tema 1: Teorias Implícitas sobre o Desenvolvimento" Psicologia do Desenvolvimento, UAB,2009

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